Resolve Brand

Fale conosco

Nullam tempor dapibus diam

[email protected]
img

Você sabe o que é protesto?

Muitas pessoas infelizmente sabem o que é ter seu nome negativado, quando ficam em dívida e se tornam inadimplentes.

Mas existe outra maneira que as instituições financeiras, empresas ou pessoas físicas usam para cobrar uma dívida não paga, que é o protesto.

Vamos entender o significado e as consequências do protesto na vida das pessoas. Mas não se assuste, porque vamos falar também sobre o que é possível fazer para descomplicar em caso de que isso aconteça com você ou alguém próximo.

Protesto em cartório

O protesto é feito no cartório, e isso significa que é um procedimento formal e legal.

Quando alguém deixa de quitar uma obrigação financeira, como um cheque sem fundos, uma nota promissória vencida ou um contrato não cumprido, o credor pode solicitar o protesto no cartório.

É importante saber que, apesar do cartório não ser um órgão público, ele ainda tem fé pública e validade judicial nas suas ações.

Consequências de ter o nome protestado

Existem diversas dificuldades que uma pessoa pode enfrentar quando tem o seu CPF ou CNPJ protestado.

Ela vai encontrar barreiras ao pedir crédito no mercado, abrir contas bancárias, obter financiamentos ou realizar compras parceladas.

Além disso, a pessoa pode ser impedida de participar de licitações públicas ou concursos.

Às vezes, por não tomar conhecimento sobre o protesto, outras pessoas podem se planejar para comprar um carro ou uma casa, por exemplo, e na hora do fechamento terem uma surpresa desagradável.

Como regularizar um protesto

Em primeiro lugar, é necessário pagar a dívida diretamente ao credor ou negociar um acordo para quitação do débito.

Depois disso, muitas pessoas acreditam que terão o seu nome limpo, mas não é assim que funciona. Quando um processo entra no cartório, existem custos gerados pelos serviços prestados por ele.

Os custos do cartório são calculados de acordo com cada situação processual e que são reajustados anualmente. O nome desse custo devido ao cartório é emolumento.

Com isso, é muito importante entender cálculo de emolumento para o protesto em questão e quitar a taxa para regularizar oficialmente o CPF ou CNPJ. Enquanto esse emolumento não é quitado, o CPF ou CNPJ continuam protestados.

Conheça a Resolve

Todo brasileiro sabe que procedimentos no cartório podem ser lentos e burocráticos, e isso pode gerar tanta frustração que muitas pessoas acabam desistindo de ir até o fim.

Com a Resolve, você tem uma plataforma digital exclusiva dos Cartórios de Protesto nas mãos, para quitar e cancelar títulos protestados em poucos cliques.